segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Problemas com placa de vídeo VIA! Arghh!

Olá pessoal,

Ano passado eu comprei um Notebook Positivo V56, nem prestei muita atenção nas configurações, o que me fascinou foi o preço, bastante convidativo, após alguns meses de uso começaram os problemas.


Primeiro uns dead pixels (pontinhos não-funcionais no LCD) começaram a aparecer, o período para a troca imediata já havia acabado, e eu não ia mandar o notebook para a garantia apenas por uns 5 ou 6 dead pixels. Percebi também que a placa wireless veio sem funcionar, coloquei então um adaptador wireless USB, até aí tudo bem.


O problema real começou quando instalei o Linux neste notebook, a primeira versão que eu instalei foi o Ubuntu 8.10, descobri então que a placa de vídeo é PÉSSIMA, o vídeo estava completamente desconfigurado, pesquisei algo que solucionasse o problema e descobri algo ainda pior, o fabricante da placa de vídeo é a VIA e o modelo Chrome9 HC IGP, que utiliza memória compartilhada (ou seja, a memória utilizada para o vídeo é a própria memória do computador), este detestável querido fabricante de componentes, a VIA, não desenvolve driver (o programa que instala o hardware no Sistema Operacional) para o Linux e não disponibiliza o código para que outras pessoas desenvolvam, então torna-se frustrante a utilização deste notebook com este sistema, o que significa de uma forma indireta que eu ficaria restrito ao Ruindows Windows.

Recomendo a todos que pensam em comprar algum computador que verifiquem a placa de vídeo antes de confirmar a compra para evitar problemas futuros, sempre que virem o nome VIA em algum lugar na descrição do computador que pretendem comprar, pare e repense se realmente vai valer a pena, digo com toda a certeza que não valerá.

Conheço duas empresas que utilizam componentes da VIA, elas são a Positivo e a Itautec, e reafirmo que componentes deste fabricante são fortemente não recomendados.

É totalmente desnecessária essa visão monopolista utilizada pela VIA e empresas de grande porte como a Itautec e a Positivo deveriam atentar para estes detalhes, suponho que a quantidade de usuários que tiveram problemas semelhantes ao meu é considerável, e possivelmente esses usuários ao comprar um outro notebook, sem sombra de dúvida evitarão essas marcas.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Antivírus, Proteção Total!?

Olá pessoal, será que com um antivírus instalado e atualizado nós estamos realmente protegidos?

Bom, a resposta a essa pergunta é, não!

Isso deve ser um choque para alguns, mas vou explicar o porquê dessa ausência de proteção.

Primeiro vamos entender como funciona um antivírus.

Na vida real, quando somos infectados por algum vírus, como o da Gripe Suína por exemplo, é porque o nosso corpo não possui anticorpos que combatam aquele vírus, então os cientistas pegam uma amostra para a criação da vacina. Na informática é a mesma coisa, as empresas de antivírus devem conseguir uma amostra do vírus para que possam criar as vacinas que irão inibir ou remover a ameaça do seu computador.

Mas e se as empresas não possuírem nenhuma amostra de determinado vírus?

Então o vírus não será reconhecido pelo software antivírus, entrará no seu PC e fará o que foi programado pra fazer. Para isso basta que o cracker não distribua ferozmente um vírus que tenha acabado de criar.

Já fiz o teste que comprova esta minha teoria. Quando eu estava no 3° semestre da faculdade, eu criei um pequeno software que realizava algumas alterações simples no registro do Windows, alterações como desativar a Central de Segurança e o Firewall por exemplo. Nenhuma empresa de antivírus possuía o código do meu software, então distribuí entre meus colegas de sala. TODOS possuiam antivírus e as alterações oriundas do software foram executadas sem que nenhum antivírus impedisse.

Portanto antivírus não é tudo! Pra quem usa Ruindows Windows, um Firewall adicional é necessário. Ou como eu disse no post anterior, migrem para o Linux! =)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Conficker, A Ameaça Virtual

Olá pessoal, nesse mês de agosto a Revista Info, que como alguns conhecem, trata de assuntos relacionados à área de Tecnologia da Informação, veiculou uma reportagem sobre o vírus Conficker, lembram do Conficker?

Relembrando! Esse vírus é aquele do dia 1° de abril que o pessoal da área de segurança não sabia o que fazer. Passou até um cara no Jornal Hoje tentando explicar alguma coisa, mas que na realidade não disse nada.

Bom, então como ele realmente funciona!?

Vamos acompanhar por fases para compreender melhor.

1° Fase: O vírus começou a se espalhar, infectando diversas máquinas, através de uma falha (mais uma) no Windows. O vírus não tinha atividade nenhuma.

2° Fase: O vírus passou a receber comandos através de sites aleatórios configurados pelos seus criadores, que conheciam previamente os sites que seriam utilizados.
O vírus acabou sendo descoberto por uma equipe de segurança na internet, que ficou intrigada pelo fato de até o momento nada ter acontecido nas máquinas infectadas. Iniciaram-se então os esforços para tentar decodificar o Conficker.

3° Fase: A Microsoft descobre o Conficker e lança uma correção da falha explorada, os programadores do vírus atualizam a versão do Conficker, que continua a se espalhar mas agora após instalado na máquina, ele próprio baixa a correção da falha impedindo que outros vírus entrem.

4° Fase: A Rede Zumbi está montada! Bom até hoje o Conficker não faz nada nos PCs das vítimas, a real intenção deste vírus é apenas ter computadores a sua disposição, constituindo assim a maior rede zumbi na internet.

E o que é esse lance de Rede Zumbi?

Uma rede de computadores, a grosso modo, é definida como a junção de diversos computadores, possibilitando a troca de informações, um Computador Zumbi é uma máquina que está sobre o controle de um Cracker, que pode a qualquer momento utilizar o seu computador pra o que desejar, como hospedar um site ilegal, atacar outros computadores utilizando o endereço do computador infectado, e por aí vai. Uma "Rede Zumbi" então é uma rede, sim uma rede inteira, de computadores zumbis, prontos para servir os Crackers que a criaram.

Não façam como a maioria, que pensa que esse negócio de vírus é só um probleminha que dá nos computadores sem maiores consequências. Vírus é algo sério que pode trazer grandes problemas, lembrem-se que informações estão em jogo, portanto sempre mantenham um software antivírus atualizado, juntamente com um firewall nos seus computadores.

Atualmente um software antivírus é algo praticamente obrigatório, mas será que é realmente uma solução? Em breve veremos que não!

Outra solução bem mais eficiente é mudar pra o Linux que é bem mais resistente a ameaças deste tipo.

BlogBlogs.Com.Br