quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Antivírus, Proteção Total!?

Olá pessoal, será que com um antivírus instalado e atualizado nós estamos realmente protegidos?

Bom, a resposta a essa pergunta é, não!

Isso deve ser um choque para alguns, mas vou explicar o porquê dessa ausência de proteção.

Primeiro vamos entender como funciona um antivírus.

Na vida real, quando somos infectados por algum vírus, como o da Gripe Suína por exemplo, é porque o nosso corpo não possui anticorpos que combatam aquele vírus, então os cientistas pegam uma amostra para a criação da vacina. Na informática é a mesma coisa, as empresas de antivírus devem conseguir uma amostra do vírus para que possam criar as vacinas que irão inibir ou remover a ameaça do seu computador.

Mas e se as empresas não possuírem nenhuma amostra de determinado vírus?

Então o vírus não será reconhecido pelo software antivírus, entrará no seu PC e fará o que foi programado pra fazer. Para isso basta que o cracker não distribua ferozmente um vírus que tenha acabado de criar.

Já fiz o teste que comprova esta minha teoria. Quando eu estava no 3° semestre da faculdade, eu criei um pequeno software que realizava algumas alterações simples no registro do Windows, alterações como desativar a Central de Segurança e o Firewall por exemplo. Nenhuma empresa de antivírus possuía o código do meu software, então distribuí entre meus colegas de sala. TODOS possuiam antivírus e as alterações oriundas do software foram executadas sem que nenhum antivírus impedisse.

Portanto antivírus não é tudo! Pra quem usa Ruindows Windows, um Firewall adicional é necessário. Ou como eu disse no post anterior, migrem para o Linux! =)

Um comentário:

  1. eu queria uar muito o linux mas , para quem usa linux é necessário internet

    ResponderExcluir