segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Problemas com placa de vídeo VIA! Arghh!

Olá pessoal,

Ano passado eu comprei um Notebook Positivo V56, nem prestei muita atenção nas configurações, o que me fascinou foi o preço, bastante convidativo, após alguns meses de uso começaram os problemas.


Primeiro uns dead pixels (pontinhos não-funcionais no LCD) começaram a aparecer, o período para a troca imediata já havia acabado, e eu não ia mandar o notebook para a garantia apenas por uns 5 ou 6 dead pixels. Percebi também que a placa wireless veio sem funcionar, coloquei então um adaptador wireless USB, até aí tudo bem.


O problema real começou quando instalei o Linux neste notebook, a primeira versão que eu instalei foi o Ubuntu 8.10, descobri então que a placa de vídeo é PÉSSIMA, o vídeo estava completamente desconfigurado, pesquisei algo que solucionasse o problema e descobri algo ainda pior, o fabricante da placa de vídeo é a VIA e o modelo Chrome9 HC IGP, que utiliza memória compartilhada (ou seja, a memória utilizada para o vídeo é a própria memória do computador), este detestável querido fabricante de componentes, a VIA, não desenvolve driver (o programa que instala o hardware no Sistema Operacional) para o Linux e não disponibiliza o código para que outras pessoas desenvolvam, então torna-se frustrante a utilização deste notebook com este sistema, o que significa de uma forma indireta que eu ficaria restrito ao Ruindows Windows.

Recomendo a todos que pensam em comprar algum computador que verifiquem a placa de vídeo antes de confirmar a compra para evitar problemas futuros, sempre que virem o nome VIA em algum lugar na descrição do computador que pretendem comprar, pare e repense se realmente vai valer a pena, digo com toda a certeza que não valerá.

Conheço duas empresas que utilizam componentes da VIA, elas são a Positivo e a Itautec, e reafirmo que componentes deste fabricante são fortemente não recomendados.

É totalmente desnecessária essa visão monopolista utilizada pela VIA e empresas de grande porte como a Itautec e a Positivo deveriam atentar para estes detalhes, suponho que a quantidade de usuários que tiveram problemas semelhantes ao meu é considerável, e possivelmente esses usuários ao comprar um outro notebook, sem sombra de dúvida evitarão essas marcas.

Um comentário:

  1. Se vc fosse apenas o único que tropeço nessa história de VIA, ai vai! Até hoje eu sofro com o meu,todos os driver são da VIA e as vezes não tem aúdio e vídeo e la vem mais dor de cabeça e outro caso éo meu colega que tambem tem placa gigabyte com drivers VIA e pra lascar a vida dele, ele não cuidou do cd da placa e ele ficou todo arranhado e la vai procura na internet. Dias e Dias

    ResponderExcluir