terça-feira, 1 de setembro de 2009

Conficker, A Ameaça Virtual

Olá pessoal, nesse mês de agosto a Revista Info, que como alguns conhecem, trata de assuntos relacionados à área de Tecnologia da Informação, veiculou uma reportagem sobre o vírus Conficker, lembram do Conficker?

Relembrando! Esse vírus é aquele do dia 1° de abril que o pessoal da área de segurança não sabia o que fazer. Passou até um cara no Jornal Hoje tentando explicar alguma coisa, mas que na realidade não disse nada.

Bom, então como ele realmente funciona!?

Vamos acompanhar por fases para compreender melhor.

1° Fase: O vírus começou a se espalhar, infectando diversas máquinas, através de uma falha (mais uma) no Windows. O vírus não tinha atividade nenhuma.

2° Fase: O vírus passou a receber comandos através de sites aleatórios configurados pelos seus criadores, que conheciam previamente os sites que seriam utilizados.
O vírus acabou sendo descoberto por uma equipe de segurança na internet, que ficou intrigada pelo fato de até o momento nada ter acontecido nas máquinas infectadas. Iniciaram-se então os esforços para tentar decodificar o Conficker.

3° Fase: A Microsoft descobre o Conficker e lança uma correção da falha explorada, os programadores do vírus atualizam a versão do Conficker, que continua a se espalhar mas agora após instalado na máquina, ele próprio baixa a correção da falha impedindo que outros vírus entrem.

4° Fase: A Rede Zumbi está montada! Bom até hoje o Conficker não faz nada nos PCs das vítimas, a real intenção deste vírus é apenas ter computadores a sua disposição, constituindo assim a maior rede zumbi na internet.

E o que é esse lance de Rede Zumbi?

Uma rede de computadores, a grosso modo, é definida como a junção de diversos computadores, possibilitando a troca de informações, um Computador Zumbi é uma máquina que está sobre o controle de um Cracker, que pode a qualquer momento utilizar o seu computador pra o que desejar, como hospedar um site ilegal, atacar outros computadores utilizando o endereço do computador infectado, e por aí vai. Uma "Rede Zumbi" então é uma rede, sim uma rede inteira, de computadores zumbis, prontos para servir os Crackers que a criaram.

Não façam como a maioria, que pensa que esse negócio de vírus é só um probleminha que dá nos computadores sem maiores consequências. Vírus é algo sério que pode trazer grandes problemas, lembrem-se que informações estão em jogo, portanto sempre mantenham um software antivírus atualizado, juntamente com um firewall nos seus computadores.

Atualmente um software antivírus é algo praticamente obrigatório, mas será que é realmente uma solução? Em breve veremos que não!

Outra solução bem mais eficiente é mudar pra o Linux que é bem mais resistente a ameaças deste tipo.

BlogBlogs.Com.Br

4 comentários:

  1. gostei da matéria amigo,mas apesar de gostar do linux,temos de reconhecer que ele é muito complicado

    ResponderExcluir
  2. Tem razão, mas isso tem mudado, o Ubuntu está trazendo uma interface bem mais amigável, sou professor de montagem e manutenção de computadores e muitos alunos meus estão migrando, largando o Windows e adotando o Ubuntu.

    Em breve a grande maioria da população deve estar usando software livre. Torço pra que isso aconteça! =)

    ResponderExcluir
  3. nada disso,eu não acho o linux complicado, é so esforço, mas wandson, vc devia diminuir um pouco o patrocinio com o linux em todas as enquetes, né. algumas vezes sim e outras vezes não.

    Mas pra mim o melhor mesmo é utilizzar linux mas no momenro estou restrito ao windows Xp, que pena

    ResponderExcluir
  4. Nós defendemos aquilo que gostamos, garanto que se o Windows fosse tão bom os usuários defenderiam o sistema, mas ocorre o contrário, os próprios usuários reclamam do sistema, como se fossem obrigados a utilizá-lo.

    ResponderExcluir